domingo, 23 de maio de 2010

A web 2.0

Com a Word Wilde Web mudou-se a forma de acessar as informações e como pesquisar, preparar aulas, viagens, ou se comunicar com o outros.

As hiperligações dos textos da web, a que vieram se associar imagens, sons e vídeos; a democratização das publicações on-line e o acesso as informações tornou-se uma realidade.

E com o aparecimento da web 2.0, conceito proposto por Tim O’ Reilly e o Medialive International, a facilidade de publicação on-line, de interação entre os cibernautas torna-se realidade.

Escreve r on-line é estimulante para professores e alunos, sendo que muitos alunos empenham-se e tornam-se mais responsáveis por suas publicações (Richardson, 2006).

Assim gravar um assunto no podcast, escrever on-line no blogue ou disponibilizar um vídeo no you tube, são feitos com facilidade por muitos educadores.

Assim temos como uma das ferramentas pedagógicas o You Tube:

YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 ;utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos . Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

O TeacherTube pretende ser um site de partilha de vídeos onde educadores em geral postem os seus, podendo disponibilizar os seus vídeos para que outros alunos os possam ver, desenvolvendo assim competências, apesar de oferecer a possibilidade de manter os vídeos privados. Como os vídeos podem ser comentados, permitem a reflexão do criador e do observador. O TeacherTube é uma ferramenta que permite converter um PowerPoint num vídeo.

Temos também as Wikis

Wiki - A palavra vem da expressão "wiki wiki", que no idioma falado no Havaí significa "super-rápido". Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipédia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. O sucesso da Wikipédia vem da atualidade das informações e da pluralidade dos temas abordados. Ao contrário das enciclopédias tradicionais, a Wikipédia muda a todo instante, captura tendências e modismos na velocidade em que surgem, registra feitos em tempo real, é viva, é ágil, é pop. E como ela consegue tudo isso? Usa a internet para transformar os próprios leitores em editores do conteúdo. O sistema está baseado no conceito dos wikis, sites em que qualquer pessoa pode colaborar, acrescentando, apagando e corrigindo as informações. Diferentemente dos blogs, em que o internauta coloca uma informação abaixo da outra, no modelo wiki os colaboradores editam o próprio texto da página publicada on-line.

Os recursos existentes on-line e as ferramentas de fácil publicação da Web 2.0 constituem uma oportunidade para que professores e alunos possam aprender colaborativamente, divulgando e compartilhando as suas experiências e saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário